Manobras de Massagem

Toda técnica de massagem utiliza certas manobras específicas para alcançar seu objetivo, seja ele relaxante ou terapêutico. Abaixo estão algumas das principais manobras de massagem:

Roces: O massagista esfrega a pele suavemente, utilizando a ponta dos dedos de forma contínua. Neste caso, a superfície a trabalhar precisa ser ampla. Essa manobra ajuda a aliviar o corpo e desfazer tensões emocionais. O movimento distribui igualmente a energia por todo o corpo.

Técnicas de Massagem

Deslizamento: Movimentos alongados, vagarosos e rítmicos pela pele, feitos com as palmas da mão de maneira alternada. É utilizado para aplicar o óleo ou a essência de massagem.

Fricção: Utilizado em áreas onde têm nódulos, que são desfeitos com as pontas dos dedos. O movimento precisa ser em forma de circulo e feito com bastante pressão e rapidez. Não deve ser feito de maneira linear. Além de relaxar os ógão digestivos, ele é muito utilizado por desportistas como terapia após muito esforço, pois ele reduz dores dorsais e lombares.

Pinçamento: O terapeuta forma uma pinça com a mão colocando os quatro dedos em contraposição com o polegar e depois levanta a área trabalhada. Esse beliscão forte melhora a musculatura. É muito indicado para casos de flacidez.

Mãos em concha: Golpes suaves na zona tratada com a mão em forma de concha. Ajuda a ativar a circulação sanguínea nos capilares.

Percussão: O massagista pressiona a pele com quatro dedos de maneira sincronizada e para cima. Ajuda a descongestionar e acalmar o paciente.

Passagens: O terapeuta desliza a ponta dos dedos sobre a pele de maneira suave, seguindo as redes nervosas. O profissional pode aumentar ou diminuir a velocidade dependendo do objetivo da massagem. Ajuda a melhorar a circulação linfática e diminui tensões emocionais, além de ter efeito sedativo. Utilizado especialmente na cabeça.

Torções: Com as mãos colocadas de forma paralela, o terapeuta faz movimentos circulares horários com uma mão e anti-horários com a outra, ao mesmo tempo. Serve para eliminar toxinas.

Pequenos golpes: Pequenos golpes com canto das mãos na área trabalhada. Estimula e relaxa os músculo, eliminando contraturas que impediam eles de funcionar.

 

Fonte: Mundo Massagens

Comentários

Comentários